ERA UMA VEZ O CINEMA


Um Só Pecado (1964)

cover Um Só Pecado

link to Um Só Pecado on IMDb

País: França, 113 minutos

Titulo Original: La Peau Douce

Diretor(s): François Truffaut

Gênero(s): Drama, Romance

Legendas: Português,Inglês, Espanhol

Tipo de Mídia: Cópia Digital

Tela: 16:9 Widescreen

Resolução: 1280 x 720, 1920 x 1080

Avaliação (IMDb):
star star star star star star star star star star
7.5/10 (6178 votos)

DOWNLOAD DO FILME E LEGENDA

PRÊMIOS star star star star star

Prêmios Bodil - Copenhague, Dinamarca

Bodil de Melhor Filme Europeu (François Truffaut)

INDICAÇÕES star star star star star

Festival Internacional de Cannes, França

Prêmio Palma de Ouro (François Truffaut)

Sinopse: Um Só Pecado(La Peau Douce)que no francês significa "Pele Macia" tem uma trama simples, direta e fala sobre Pierre Lachenay(Jean Desailly) um escritor francês renomado que vai apresentar uma palestra sobre Balzac em Lisboa e no avião acaba conheçendo uma aeromoça chamada Nicole(Françoise Dorléac) e de maneira casual e momentânea dando início a uma relação extra-conjugal.

Quando voltam a Paris descobre que o seu romance pode ser muito mais do que uma simples atração e ele decide se divorciar de sua esposa Franca(Nelly Benedetti) resultando em um clima dramático conjugal e predestinado a um desfecho trágico; bem ao "estilo Truffaut".

Ao ler a sinopse é natural que se imagine um filme batido, piegas e dono de um ambiente dramalhão em sua proposta . Tais conjecturas não se assemelham em nada ao conteúdo interpretativo desta película. Truffaut reserva um romance de primeira e mostra uma anatomia pessoal sobre o adultério com um ar hitchcockiano; de quem ele nunca negou ser um grande ponto de referência (chegando a homenagea-lo com o filme"A Noiva Estava De Preto") e mostra uma tendência fatalista no qual seria uma de suas inconfundíveis características ao longo de sua brilhante carreira. Truffaut foi um dos maiores idealizadores da "Nouvelle Vague."

Movimento artístico de suma importância cultural que revolucionou o cinema na década de 50/60 e tinha como principal fundamento a transgressão das regras pré-concebidas pelo regime ditatorial do "cine-comércio" e a contra-partida, defendiam uma estilização humanista e individual do ângulo de proposta visíonaria dos cineastas, crítica e produções dando margens para se criar filmes alternativos e experimentais.

Um Só Pecado serviu apenas para ratificar todo o seu potencial e salientar a sua alma revolucionária inspirada em mudar o cenário do cinema mundial através da "Nouvelle Vague"; o Cinema nunca mais seria o mesmo depois de Truffaut. As cenas do apartamento da familia Lachenay foram gravadas no próprio apartamento do Truffaut, provando o seu amor incondicional pelo cinema do qual ele ja assistia incansavelmente desde os 7 anos .

O filme que mais assemelha-se com esta obra é "A Sereia Do Mississipi" outra obra de Truffaut porém de menor impacto e um desempenho de baixa notabilidade. As atuações de "Um Só Pecado" são boas e os personagens são sóbrios e entregue de forma enxuta.

Destaque para Jean Desailly que atua de forma convicente e da conta do recado sendo o melhor ator neste longa, Françoise Dorléac e Nelly Benedetti não chegam a demonstrar um talento arrebatador mas como o roteiro é magnífico; ficam dentro de uma razoável consideração. O lado técnico do filme é agradavel e suave com algumas externas muito bonitas(principalmente quando ele vai com Nicole a uma cidade pequena dar uma palestra) e deixa uma ótima sensação de um lado técnico discreto porém eficiente.

 

Elenco: